MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS
| Governo do Estado de Rondônia
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), firmou um Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) para fortalecer políticas públicas ambientais no estado. O acordo também impulsiona o Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas, que promove o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas.
O Termo de Cooperação nº 18/2023 foi publicado no Diário da Justiça e prevê a realização de um diagnóstico socioeconômico e ecológico, com mapeamento das bacias hidrográficas dos municípios envolvidos no projeto. A proposta é identificar áreas prioritárias para a conservação, especialmente microbacias voltadas ao abastecimento urbano.
Apoio técnico e infraestrutura para viveiros
A Sedam será responsável por prestar assistência técnica aos municípios parceiros desde a construção dos viveiros até o acompanhamento da produção de mudas florestais. Sempre que necessário, a Secretaria disponibilizará profissionais especializados para orientar a instalação da infraestrutura e o manejo adequado das espécies nativas.
O projeto tem como objetivo desenvolver planos de arborização urbana e recuperar áreas de mata ciliar, especialmente em Áreas de Preservação Permanente (APPs) localizadas em zonas urbanas e em microbacias consideradas estratégicas para o abastecimento de água.
Impacto ambiental e social
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a iniciativa contribui diretamente para a mitigação da crise climática e marca um avanço importante nas políticas ambientais do estado. “Este projeto marca a história de Rondônia no desenvolvimento ambiental e social do Estado”, destacou.
Sobre o projeto
O projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas também oferece solução para a destinação de madeiras apreendidas em ações de combate a crimes ambientais. Além da recuperação de áreas degradadas, como antigos lixões e aterros, a proposta fomenta a arborização de espaços urbanos e a restauração de matas ciliares em bacias hidrográficas municipais.
Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Nathalia Cardoso Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia