Analistas administrativos e ambientais assumem funções em todo o país, fortalecendo fiscalização, gestão territorial e educação ambiental
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, nomeou nesta segunda-feira (11 de agosto de 2025) 350 novos servidores da carreira de especialista em meio ambiente, conforme portaria ICMBio nº 3.115, de 8 de agosto, publicada no Diário Oficial da União Serviços e Informações do Brasil.
Do total de nomeados:
-
120 são analistas administrativos
-
230 são analistas ambientais
Eles atuarão tanto nas sedes administrativas quanto em unidades de conservação de todas as regiões do país, reforçando áreas como administração, fiscalização, gestão territorial, educação ambiental e criação de unidades Serviços e Informações do BrasilAgência Gov.
Em carta enviada aos servidores, Mauro Pires ressaltou que a iniciativa faz parte de um esforço coletivo liderado pela ministra Marina Silva, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e pela direção do ICMBio, e simboliza um avanço na recomposição da força de trabalho e na restauração institucional do órgão Serviços e Informações do Brasil.
Os servidores indicados deverão se apresentar às respectivas sedes entre 11 de agosto e 10 de setembro de 2025, portando exames médicos conforme exigido na portaria. Eles também participarão de um Curso de Formação, com modalidades online e presencial, para alinhar conhecimentos sobre as rotinas institucionais Serviços e Informações do Brasil.
“Esta não é apenas uma boa notícia do ponto de vista administrativo. É, sobretudo, uma chance de reacender, em cada servidor, aquilo que nos move por dentro: a paixão pela natureza, o compromisso com o serviço público, o desejo de fazer a diferença e a esperança de um país mais justo e sustentável”, reforçou Pires Serviços e Informações do Brasil.
Fonte: Adaptado de Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (ICMBio), notícia publicada em 11 de agosto de 2025 Serviços e Informações do Brasil