Associação Paulista de Medicina organiza evento híbrido para sensibilizar profissionais sobre os impactos da crise climática na saúde pública
A Associação Paulista de Medicina (APM) realizará em 23 de agosto de 2025, em São Paulo, o fórum “Médicos pelo Meio Ambiente e pelo Clima”. O objetivo é sensibilizar e mobilizar médicos e outros profissionais da saúde para os impactos da crise climática sobre o bem-estar das populações.
Para o presidente da APM, Antônio José Gonçalves, o evento é simbólico num ano em que o Brasil sediará a COP30, conferência que reforça a importância da integração entre saúde pública e meio ambiente nas agendas nacionais e globais.
Segundo a entidade, as mudanças climáticas afetam diretamente a saúde, com consequências como aumento de desastres naturais, escalada de doenças, poluição ambiental, insegurança alimentar e escassez de água. O fórum reunirá especialistas de diferentes áreas para debater soluções, boas práticas e o papel estratégico dos médicos diante dessa emergência.
O formato será híbrido, com atividades presenciais das 8h às 12h no auditório Adib Domingos Jatene (sede da APM, em São Paulo), e transmissão online disponível para todo o país.
Fonte: Adaptado de VEJA Radar, coluna de Pedro Pupulim, 21 de agosto de 2025