PREVENÇÃO
| Governo do Estado de Rondônia
![]() |
Acompanhamento é feito através de sistemas controlados por órgãos estaduais e federais, de forma presencial |
Mesmo tendo ultrapassado a cota de atenção no fim de fevereiro, o nível do Rio Madeira recuou e segue dentro da normalidade para o período. O monitoramento é realizado diariamente pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), com o objetivo de prevenir possíveis desastres naturais e garantir a segurança da população ribeirinha.
“Determinamos que todos os órgãos responsáveis estejam atentos para prestar, de forma efetiva e urgente, toda a assistência necessária aos municípios, caso a situação se agrave”, destacou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

Ações preventivas em andamento
A Defesa Civil Estadual atua de forma preventiva e integrada com as Defesas Civis municipais e a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), principalmente em localidades mais próximas de áreas de risco.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Jaime Fernandes da Silva, as ações estão sendo planejadas para garantir resposta rápida em caso de necessidade:
“Mesmo com o rio dentro da normalidade para o período, estamos em atuação constante com os órgãos locais. O Estado está preparado para agir se necessário”, afirmou.
Nível do Rio Madeira
Em Porto Velho, o nível de alerta do Rio Madeira é de 15 metros. De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio chegou a 14,11 metros no dia 24 de fevereiro, ultrapassando a cota de atenção, mas recuou para 13,13 metros em 2 de março, permanecendo sob observação, porém fora do nível crítico.
Monitoramento constante
O monitoramento é feito com base em informações de órgãos nacionais e federais, como:
-
Agência Nacional de Águas (ANA)
-
Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
-
Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden)
Além disso, equipes da Defesa Civil Estadual realizam monitoramento presencial em 15 municípios, com apoio dos agentes locais.
O Governo de Rondônia mantém o compromisso de garantir a segurança da população e reforça que qualquer mudança no comportamento dos rios será comunicada com transparência e agilidade.
Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia