RESGATE
| Governo do Estado de Rondônia
Após cinco dias de buscas intensas em mata fechada a cerca de 100 km de Guajará-Mirim, nas proximidades do rio Mamoré, o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) conseguiu resgatar um jovem indígena que estava perdido na floresta.
A operação contou com a participação da cadela de busca July, fundamental para localizar a vítima, além do apoio do Exército Brasileiro e do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que sobrevoou a área em busca do jovem. Cerca de 25 indígenas também auxiliaram a equipe durante as incursões na mata.

July, cadela e busca do Corpo de Bombeiros de Rondônia
Após a localização, a equipe acionou o NOA para o resgate aéreo, porém, devido à dificuldade de pouso causada pela mata fechada, a vítima e os bombeiros foram transportados por uma embarcação do Exército Brasileiro da aldeia até as margens do rio Mamoré.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o preparo das equipes e os investimentos realizados pelo Governo no setor de segurança.
“Nos últimos anos, temos apostado na capacitação e na modernização das forças de segurança do Estado. Essa operação comprova o sucesso dessa política, com atuação integrada entre Corpo de Bombeiros e NOA, que possibilitou o êxito no resgate”, afirmou.
O secretário da Sesdec, Felipe Vital, reforçou o compromisso com a qualificação das equipes:
“Além dos investimentos em equipamentos, realizamos atualizações constantes por meio de cursos e treinamentos para garantir que nossas equipes estejam sempre preparadas para agir com rapidez e eficiência”, concluiu.
Fonte
Texto: Priscila Brasil
Fotos: Sgt Fabrício Rorigues
Secom - Governo de Rondônia