Defesa Civil de Rondônia acompanha situação dos rios com início do inverno amazônico

Compartilhe no WhatsApp
Redação
Por -
7 agosto 2025
0

CHUVAS

| Governo do Estado de Rondônia

Com o início do período chuvoso na Amazônia, a Defesa Civil do Estado de Rondônia intensifica o monitoramento dos rios e a preparação para possíveis desastres naturais. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza diariamente o acompanhamento dos níveis dos principais rios e o planejamento das ações para atendimento às populações que vivem em áreas de risco.

Segundo o coordenador da Cedec, tenente-coronel Jaime Fernandes da Silva, o órgão atua em parceria com instituições como Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), recebendo informações meteorológicas e hidrológicas para orientar suas ações. “Atualmente, o rio Madeira registra aproximadamente 4,80 metros, um nível abaixo do observado no mesmo período de 2021, quando estava em 7 metros. Esperamos o aumento do nível, impulsionado pelas chuvas que ocorrem na Bolívia”, explicou Jaime Fernandes.

“Os acompanhamentos são feitos em cima das informações diárias, repassadas pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Águas – Ana, o Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam, que informam a situação do clima na Amazônia e em específico, o Estado de Rondônia”, disse Jaime Fernandes.

Coordenador fala da importância de todo trabalho de prevenção

O governador Marcos Rocha ressaltou a importância do trabalho preventivo da Defesa Civil. “É sempre está de prontidão para quaisquer emergências, como desastres naturais e outros, auxiliando os municípios sempre que for necessário”.

Previsões e ações

O coordenador Jaime Fernandes alertou que a expectativa é de chuvas intensas para a segunda quinzena de dezembro em todo o Estado. Ele destacou que o nível de alerta para o rio Madeira ocorre quando ultrapassa os 15 metros. “Embora a situação atual não seja alarmante, monitoramos com atenção as bacias hidrográficas de Rondônia, principalmente as do Madeira e do Machado, para evitar que episódios de enchentes, como os registrados em 2021, voltem a afetar os municípios”, afirmou.

Em casos de alagamentos, a primeira resposta é feita pela Defesa Civil municipal, que atua no deslocamento das famílias atingidas, conforme sua capacidade operacional. Quando a situação exige maior mobilização, o Estado aciona órgãos federais, como Exército e Aeronáutica, para apoio nas ações emergenciais.

A importância da prevenção

Jaime Fernandes enfatizou que o principal objetivo da Defesa Civil é a prevenção. “É se antecipar ao desastre, pois não sabemos o que vai acontecer, porém, se nos prepararmos para ter uma linha de ação para agir em cima de um determinado desastre, vamos saber qual linha seguir, como montar um abrigo em locais como escolas, igrejas e além disso, temos o trabalho de assistência com alimentos”, finalizou.


Fonte
Secom - Governo de Rondônia


Siga no Google News
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!