CULTURA
| Governo do Estado de Rondônia
m homenagem ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, o Governo de Rondônia realizará a 1ª Feira Virtual do Artesanato, com o tema “Artesanatos que contam histórias e conectam vidas”. A iniciativa é coordenada pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e integra a programação da Semana do Artesão, que ocorrerá de 15 a 27 de março, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no estado.
A feira virtual tem como objetivo valorizar os artesãos rondonienses e garantir visibilidade à produção artesanal, mesmo em tempos de restrições impostas pela pandemia. Os produtos serão divulgados nas fanpages regionais oficiais da Sejucel, permitindo maior alcance junto ao público consumidor.

A 1ª Feira Virtual do Artesanato de Rondônia é uma forma de valorizar os profissionais e fomentar a economia
Programação e atividades
Durante a Semana do Artesão, o PAB promoverá atividades como emissão e renovação da carteira de artesão, além de cursos, palestras e capacitações online, que visam qualificar e fortalecer os profissionais do setor.
A feira acontecerá oficialmente no dia 19 de março, com a publicação dos produtos nas redes sociais das regionais. A divulgação será segmentada conforme a área de abrangência das fanpages:
-
Porto Velho: Porto Velho, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste
-
Cacoal: Cacoal, Ministro Andreazza, Presidente Médici, Castanheiras, Alvorada do Oeste
-
Rolim de Moura: Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta, entre outros
-
Ji-Paraná: Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto, Governador Jorge Teixeira, Nova União, entre outros
-
Vilhena: Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cabixi
-
Pimenta Bueno: Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste
Inscrições abertas para artesãos
Os artesãos dos 52 municípios de Rondônia podem participar da feira. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de março, por meio do formulário disponível no link:
A seleção será baseada na manifestação de interesse, e os produtos dos participantes serão divulgados nas fanpages regionais, ampliando a visibilidade e as oportunidades de comercialização.
O evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do PAB Nacional e das lideranças regionais do artesanato, selecionadas com base em consulta aos próprios artesãos do Estado.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia