Durante a COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, o Governo de Rondônia avançou nas articulações internacionais ao se reunir com representantes da Embaixada da Noruega, na última terça-feira (12). A pauta do encontro girou em torno de parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, com destaque para o combate ao desmatamento e incentivo à economia verde.
A reunião foi conduzida pela equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que apresentou iniciativas já em curso no estado, voltadas à restauração ambiental, conservação de áreas estratégicas e incentivo à produção sustentável com inclusão social. Rondônia tem se consolidado como um território promissor para cooperação internacional voltada à preservação da floresta aliada ao crescimento econômico regional.
“O interesse da Noruega em colaborar reforça a importância da Amazônia no cenário global e o potencial da região para desenvolver modelos de economia sustentável que valorizem a biodiversidade e melhorem a qualidade de vida da população”, destacou o governador Marcos Rocha.
A delegação rondoniense enfatizou o papel de políticas públicas locais no enfrentamento ao desmatamento e apresentou projetos que podem receber apoio externo para expandirem seu impacto positivo. A Noruega, reconhecida mundialmente pelo apoio financeiro a programas ambientais na Amazônia, demonstrou interesse em ampliar a cooperação.
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, avaliou o encontro com o embaixador norueguês Hans Brattskar como extremamente positivo:
“Recebemos elogios pelos avanços no controle do desmatamento e apresentamos os resultados de nossas políticas ambientais. A Noruega tem sido uma aliada importante, e esse diálogo abre portas para novas oportunidades de investimentos e cooperação técnica.”
A reunião reforça o papel de Rondônia como ator ativo na agenda climática global e sinaliza um futuro promissor para a implementação de modelos sustentáveis de desenvolvimento na região amazônica.
Com informações da Secom - Governo de Rondônia
Texto: Adenilson Florentino | Fotos: Arquivo Sedam