Governo de Roraima lança Operação Verão Sem Fogo para prevenir e combater incêndios

Na manhã desta terça-feira, 29, o Governador de Roraima, Antonio Denarium, assinou o decreto que institui a Operação Verão Sem Fogo, ação preventiva e
Compartilhe no WhatsApp
Harlley
Por -
29 outubro 2024
0


Na manhã desta terça-feira, 29, o Governador de Roraima, Antonio Denarium, assinou o decreto que institui a Operação Verão Sem Fogo, ação preventiva e educativa no combate aos incêndios durante o período de estiagem. A operação, conduzida de forma integrada com diversas secretarias de Estado, foi lançada no Quartel do Comando-Geral do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima).

Com o objetivo de minimizar os impactos da seca para o meio ambiente, setor produtivo e saúde pública, a operação realizará ações educativas e preventivas junto à população. O Gabinete Integrado da Operação Verão Sem Fogo será responsável por planejar e executar atividades de prevenção, mitigação, resposta e recuperação em caso de desastres naturais, funcionando em coordenação com o Centro Integrado Multiagência de Coordenação Operacional Nacional, sob a liderança da Casa Civil e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O governador Antonio Denarium destacou a importância da sensibilidade no uso do fogo, lembrando que pequenos focos podem se transformar em incêndios de grandes proporções.

“Contamos com 500 bombeiros militares e 230 brigadistas atuando para controlar os focos de incêndio florestal e urbano. Esses incêndios causam prejuízos financeiros e graves riscos à saúde,principalmente para crianças e idosos com doenças respiratórias”, ressaltou o governador.

Denarium enfatizou a necessidade de educar motoristas para não descartarem bitucas de cigarro nas estradas e de orientar agricultores sobre a importância de evitar queimadas sem a devida autorização.

“A operação prevê o acompanhamento das queimadas controladas, que acontecerão de 1º a 15 de novembro, com monitoramento da Defesa Civil e dos Bombeiros. Todos precisam ter conhecimento sobre a importância de evitar o uso irresponsável do fogo”, afirmou.

Em 2024, já foram registrados 4.848 focos de incêndio em Roraima, representando cerca de 3% do total no Brasil.
Siga no Google News
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)