TURISMO
22 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia
A segunda edição do Projeto de Familiarização Turística (Famtour), promovido pelo Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), já tem data marcada para começar: 15 de março. Com término previsto para 23 de novembro, o projeto chega ampliado, com novas rotas, mais municípios participantes e foco no fortalecimento da imagem turística do estado.
O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, destacou que o sucesso da primeira edição, realizada em 2021, impulsionou a continuidade e a expansão da iniciativa. “O Famtour é uma ação estratégica que promove a vivência dos nossos atrativos por profissionais da área, influenciadores digitais e agentes de turismo, contribuindo para que Rondônia seja descoberta por um público cada vez maior”, explicou. A programação divulgada pela Superintendência de Turismo, os sete pólos estão distribuídos em cinco regiões turísticas – Madeira Mamoré, Vale do Jamari, Príncipe da Beira, Zona da Mata e Rios de Rondônia, com detalhamento por município, de riquezas e belezas a serem visitadas, conforme quadro divulgado pela Setur:
| ITINERÁRIO | |
| Municípios | Datas Previstas |
| II FAMTOUR (POLO 1) – MADEIRA MAMORÉ Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Porto Velho | 15 a 20 de março de 2021 |
| III FAMTOUR (POLO 2) – VALE DO JAMARI Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Machadinho do Oeste | 13 a 17 de abril de 2021 |
| IV FAMTOUR (POLO 5) – PRÍNCIPE DA BEIRA Costa Marques, São Francisco do Guaporé | 15 a 18 de junho de 2021 |
| V FAMTOUR (POLO 6) – VALE DO GUAPORÉ (PESCA ESPORTIVA) Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Vilhena | 17 a 20 de agosto de 2021 |
| VI FAMTOUR (POLO 7) – ZONA DA MATA Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis | 13 a 17 de setembro de 2021 |
| VII FAMTOUR (POLO 4) – RIOS DE RONDON Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici | 23 a 27 de novembro de 2021 |
Novas rotas e maior abrangência territorial
Diferente da edição anterior, que envolveu 25 participantes entre guias, turismólogos, agentes de viagens e influenciadores digitais, a nova fase do Famtour vai abranger os sete polos turísticos do estado, distribuídos por cinco regiões turísticas: Madeira-Mamoré, Vale do Jamari, Príncipe da Beira, Zona da Mata e Rios de Rondônia.
A programação completa inclui visitas técnicas, experiências imersivas e ações promocionais, além de oportunidades para que os participantes conheçam e divulguem as riquezas naturais, culturais e históricas de Rondônia. O projeto também promove atividades de turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural, destacando paisagens exuberantes e pouco exploradas do estado.
Apoio dos municípios e setor empresarial
A primeira edição do Famtour contou com a participação de municípios como Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Nova União, que continuam como parceiros estratégicos do projeto. A colaboração do setor empresarial também tem sido fundamental, especialmente com pousadas, restaurantes, agências e atrativos que recebem os visitantes e demonstram, na prática, a força da cadeia produtiva do turismo rondoniense.
Turismo como política estratégica de desenvolvimento
O Famtour faz parte de uma política contínua de valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social em Rondônia. A seleção dos participantes é feita por meio de edital de chamamento público, priorizando profissionais com atuação direta no setor, que tenham capacidade de divulgar os destinos visitados e atrair novos visitantes.
Gilvan Pereira ressaltou que a iniciativa segue as diretrizes do governador coronel Marcos Rocha, que tem incentivado projetos integrados de valorização regional. “Estamos construindo um novo momento para o turismo de Rondônia. O Famtour é só o começo de uma série de ações estruturantes que vão consolidar o estado como destino de ecoturismo e turismo de experiência”, concluiu.
Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia
