Durante a COP 29, realizada em Baku, Azerbaijão, o governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta quarta-feira (13) do painel intitulado “Amazônia solução climática: mecanismos financeiros para catalisar um futuro sustentável”. No encontro, o gestor estadual abordou as estratégias e iniciativas que o governo do Pará vem implementando para valorizar a floresta em pé e fomentar uma economia baseada na biodiversidade amazônica.
O painel, moderado por André Guimarães, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), reuniu importantes representantes de diversos setores. Entre os participantes estiveram Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário; Mirey Atallah, chefe do Departamento de Adaptação e Resiliência do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); Liége Vergili Correa, diretora de Sustentabilidade da JBS; Maurício Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional; Nabil Kadri, representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e Jo Macrae, chefe do departamento de florestas do Reino Unido.
No debate, foram discutidos os caminhos para mobilizar recursos financeiros que viabilizem a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região amazônica, reforçando a importância da floresta como aliada na mitigação das mudanças climáticas.
Texto adaptado a partir de informações oficiais do Governo do Pará.