Do Azerbaijão à Amazônia: Acre reforça protagonismo climático durante lançamento da COP30 no Pará

COP 30 será realizada no Brasil em novembro de 2025.
Compartilhe no WhatsApp
Harlley
Por -
13 novembro 2024
0
COP 30 será realizada no Brasil em novembro de 2025. Foto: Pedro Devani/Secom

A COP30, a maior conferência climática do planeta, já começa a tomar forma. Marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas promete colocar a Amazônia no centro das discussões globais sobre meio ambiente, com foco em parcerias estratégicas, preservação das florestas e protagonismo das populações indígenas.

Durante o lançamento oficial do evento, realizado nesta quarta-feira (13) em Baku, no Azerbaijão, o Brasil esteve representado por uma comitiva de peso. Estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representando o presidente Lula; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Helder Barbalho; além da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e outros governadores da região.

Mailza Assis destacou a sólida trajetória do Acre em políticas de conservação ambiental, ressaltando que o estado tem se preparado com transparência e participação social ativa para atrair financiamentos voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas.

“Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido com integridade, de forma participativa, o que credencia o Acre a buscar novos recursos para manter suas políticas sustentáveis e fortalecer a proteção ambiental no território”, afirmou.

Já o governador Helder Barbalho frisou a importância histórica de sediar uma COP em território amazônico, destacando o desafio e, ao mesmo tempo, a oportunidade que isso representa:

“Receber a COP30 na Amazônia quebra paradigmas e coloca os olhos do mundo na região que mais precisa ser ouvida. É preciso coragem para isso — e nós temos. A conferência será um marco para os povos tradicionais e para o futuro do planeta.”

O vice-presidente Geraldo Alckmin também reforçou o impacto positivo que a conferência trará para o Brasil:

“Será um legado imenso. O país terá a chance de mostrar ao mundo sua floresta, seus sabores, culturas e sua diversidade. A COP30 será uma vitrine do Brasil real.”

A COP30 em Belém já é considerada um evento transformador para a geopolítica climática, com potencial de gerar novos compromissos globais e oportunidades econômicas sustentáveis para os estados da Amazônia Legal.


Com informações da Vice-Governadoria do Acre, Governo do Pará e MMA.

Siga no Google News
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!