Governo de Rondônia garante repasse de R$ 7,5 milhões para manutenção das Escolas Famílias Agrícolas

Compartilhe no WhatsApp
Redação
Por -
7 agosto 2025
0

EDUCAÇÃO NO CAMPO

| Governo do Estado de Rondônia

Reafirmando o compromisso com a educação no campo, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou o repasse de R$ 7.573.794,76 às Escolas Família Agrícola (EFAs). O valor será destinado à manutenção das sete unidades presentes nos municípios de Cacoal, Ji-Paraná, Novo Horizonte do Oeste, São Francisco do Guaporé, Vale do Paraíso, Jaru e Cerejeiras, que juntas atendem em regime de Ensino Integral cerca de 868 alunos.

O recurso tem origem no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e segue os parâmetros estabelecidos pela Portaria Interministerial nº 7, de 29 de dezembro de 2022, que define o valor anual mínimo por aluno.

Educação com raízes no campo

As EFAs desempenham papel fundamental no desenvolvimento educacional e social das comunidades rurais, promovendo a formação integral de adolescentes, jovens e adultos em um contexto ligado à agricultura familiar — referência econômica, social, política e cultural para diversas regiões do Estado.

“Essas escolas são essenciais para manter viva a sucessão no campo e garantir oportunidades de desenvolvimento para as novas gerações rurais”, destacou o governador Marcos Rocha.

Instituições comunitárias

De acordo com Edelir Guizoni, coordenadora de Convênios da Seduc, as EFAs são instituições comunitárias, sem fins lucrativos e conveniadas ao poder público, com despesas contínuas para manter sua estrutura e metodologia. Os repasses são realizados somente após análise técnica das propostas apresentadas pelas entidades responsáveis.

Pedagogia da Alternância

As EFAs utilizam a Pedagogia da Alternância, um modelo educacional que intercala períodos de estudo nas escolas com vivência prática nas propriedades rurais das famílias dos alunos. A proposta valoriza o conhecimento adquirido no ambiente familiar e produtivo, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade.

Esse modelo reduz a evasão escolar no campo, promove o empreendedorismo rural, estimula a geração de renda e reforça o compromisso com a permanência das novas gerações na zona rural de forma produtiva e organizada.

Fonte
Secom - Governo de Rondônia
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!