RONDÔNIA RURAL SHOW
| Governo do Estado de Rondônia
A 10ª Rondônia Rural Show Internacional abriu espaço para um novo segmento que vem ganhando força no Estado: o mercado pet. Pela primeira vez, o Governo de Rondônia promoveu a Feira Pet Estadual, que reuniu 150 cães de mais de 30 raças, avaliados por 11 juízes especializados, sendo sete brasileiros e quatro internacionais.
O evento ocorreu nesta quinta-feira (25), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, e atraiu a atenção de criadores, profissionais da medicina veterinária, empresários e visitantes. A ação é realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RO) e apoio do clube de cães do Estado.
Mercado em ascensão
Além da competição, os criadores puderam negociar animais e reservas de filhotes, fomentando o setor e abrindo novas oportunidades comerciais. A médica veterinária Karen Noronha, de Maceió (AL), participou com 16 cães e elogiou a organização e estrutura do evento:
“A Feira Pet de Rondônia está muito bem estruturada, com ótimo conforto térmico para os animais. Acredito que esse evento só tende a crescer”, destacou.
Já o organizador Kyn Inácio, com 26 anos de experiência em feiras pet, ressaltou o apoio diferenciado do Governo de Rondônia:
“Nunca vi um suporte tão expressivo como o que foi dado aqui para a cinófila. Esse incentivo está fazendo o setor crescer e agregando valor ao mercado pet no Estado.”
Impacto econômico e reconhecimento nacional

Mais de 30 raças estão presentes na competição
Para o vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, o evento reforça o potencial de Rondônia no setor pet, que abrange áreas como pet shops, clínicas veterinárias, criadores e serviços de estética animal.
“O Brasil é o sexto maior mercado pet do mundo. Queremos que Rondônia avance nesse setor, com geração de emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou.
A primeira-dama do Estado, Luana Rocha, também participou do evento e destacou a importância do setor:
“O governador Marcos Rocha tem trabalhado para trazer inovações que agreguem ao crescimento do Estado. O mercado pet tem potencial econômico, social e até de segurança, já que muitos desses cães também atuam na proteção das famílias.”
Saúde, bem-estar animal e educação
Além das competições, o público teve acesso a palestras sobre saúde e bem-estar animal, orientações sobre cadastro de pedigree inicial, campanhas de adoção responsável e exposição de produtos voltados ao segmento pet.
O presidente do CRMV-RO, Anilto Funes Junior, e o idealizador da Feira, Thiago Lopes, médico veterinário e presidente do clube de cães de Rondônia, destacaram a importância da avaliação técnica:
“Os juízes selecionam os melhores exemplares, o que influencia na reprodução das raças. Os campeões ganham pontuação no pedigree, o que valoriza ainda mais os animais”, explicou Thiago.

O país ocupa o sexto lugar no ranking mundial no setor pet
Visitação gratuita
A Feira Pet segue até sábado (27), com entrada gratuita. No sábado, novas competições terão início às 9h, e o evento acontece das 8h às 18h.
Além do setor pet, a Rondônia Rural Show oferece vitrines tecnológicas, caminhos da produção, estandes com maquinários, pecuária e agricultura de ponta.
👉 Confira a programação completa no site oficial:
https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia