ESGOTAMENTO SANITÁRIO
17 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia
As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaru já alcançaram 16% de execução, marcando um avanço importante para a infraestrutura urbana do município. A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está sendo executada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp).
A obra contempla a construção de quatro lagoas de tratamento, estruturas fundamentais para garantir a purificação do esgoto coletado. De acordo com a coordenadora do PAC na Seosp, Graciele Dummer Pereira, o sistema, que combina processos naturais com automação, é capaz de alcançar até 90% de pureza da água tratada antes de seu retorno ao meio ambiente.
“O sistema de esgotamento é feito por gravidade e parte automação. Ou seja, por gravidade é feito o tratamento todo natural com uso de bactérias e oxigênio, na sequência, são feitos os testes. O tratamento nas lagoas chega ao alcance de 90% de pureza e só assim são emitidos na natureza”, detalhou.

Execução de caixa de passagem das interligações das lagoas
A execução atual da obra inclui diversas frentes de trabalho: movimentação de terra para construção das lagoas anaeróbias e facultativas, produção de placas de concreto para proteção dos taludes, assentamento de tubos com 500 mm de diâmetro, além da preparação e adubação do solo para plantio de grama.
A obra está sob responsabilidade de empresa contratada por processo licitatório e é fiscalizada pela equipe técnica da Seosp.
Durante visita técnica ao canteiro de obras, o secretário da Seosp, Erasmo Meireles, destacou a relevância da ação para o município. “Estamos avançando com responsabilidade em uma obra de grande impacto social e ambiental. Quando concluído, o sistema irá beneficiar cerca de 70% da população urbana de Jaru com rede de coleta e tratamento de esgoto. Trata-se de uma prioridade do governador Marcos Rocha, que tem direcionado os esforços da gestão para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida dos rondonienses”, afirmou.
A implantação do sistema representa um marco no saneamento básico de Jaru, alinhando-se aos compromissos do Governo de Rondônia com o desenvolvimento sustentável e a promoção de cidades mais saudáveis.
Fonte
Secom - Governo de Rondônia