Ação conjunta em Borba e Nova Olinda do Norte autua por transporte ilegal de quelônios, ovos e madeira processada sem licença.
Entre 23 de agosto e 4 de setembro de 2025, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou R$ 1,39 milhão em multas a cinco suspeitos, durante a Operação Força-Tarefa Amazônia, em locais como Borba e Nova Olinda do Norte, a cerca de 150 km de Manaus.
As autuações ocorreram por transporte irregular de quelônios e ovos da Amazônia e processamento de madeira sem Licença Ambiental. Durante a operação, foram apreendidos 100 metros cúbicos de madeira serrada sem Documento de Origem Florestal (DOF).
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ressaltou que essa ação mostra que “a ilegalidade tem consequências” e reforça a necessidade de garantir uso responsável dos recursos naturais para preservar a biodiversidade do Amazonas.
Já Marcelo Barroncas, da Gerência de Fiscalização Ambiental (GEFA), destacou que cada apreensão reflete um trabalho de campo rigoroso que fortalece a fiscalização e previne novos crimes ambientais.
A aplicação das multas está conforme o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), com base na gravidade do dano e na extensão das atividades.
Os autuados têm 20 dias, após a notificação, para apresentar defesa administrativa ou optar pelo pagamento da multa. Denúncias ambientais ainda podem ser feitas via WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental: (92) 98557-9454
Fonte: Adaptado da Agência Amazonas, publicado em 6 de setembro de 2025